9 de agosto de 2017 Maria Clara Machado

As ferramentas da assessoria de imprensa – parte 2

Agora que você já conhece dois itens fundamentais para um bom serviço de assessoria de imprensa – o olhar jornalístico do assessor e um bom planejamento estratégico, que de falamos no último post – vamos falar sobre as ferramentas de trabalho do assessor de imprensa: mailing e releases e notas.

Mailing

Tente imaginar a quantidade de jornais, rádios, programas de televisão, sites e blogs com notícias de sua cidade. Agora, multiplique esta quantidade pelo número de cidades e regiões de todo o Brasil. Além disso, pense nos veículos de comunicação que trazem notícias sobre o segmento de atuação da sua empresa. É muita coisa, certo?

O mailing traz todos estes veículos, com a relação dos jornalistas que trabalham em cada um deles. Esta é uma ferramenta crucial para o trabalho de assessoria de imprensa, pois contém os contatos de nossos interlocutores jornalistas e também os assuntos que eles cobrem. Afinal, não podemos sugerir uma pauta de gastronomia a um repórter que acompanha o mercado de petróleo, certo?

Se construir um mailing é tarefa complicada, ainda mais difícil é manter o mailing atualizado, já que as equipes dos veículos de comunicação estão sempre se alterando. Uma boa assessoria de imprensa tem um mailing completo e constantemente atualizado.

Releases e notas

Os press-releases são textos jornalísticos que trazem uma notícia do cliente: lançamento de produto, evento, aquisições… É um texto padrão enviado a todos os jornalistas, com as informações principais do fato a ser noticiado.

As notas são textos menores, enviados geralmente com exclusividade para colunas de jornais e revistas. Elas tratam de temas “quentes” ou curiosos, e são feitas sob medida para cada colunista.

Que tal agora ver como isso se reflete na prática? Veja aqui alguns resultados de nossos clientes.  ☁️

Voltar para o blog Nuage Comunica