22 de junho de 2017 Maria Clara Machado

As ferramentas da assessoria de imprensa – parte 1

Ferramentas de assessoria - parte 1

Como explicamos no post anterior, a assessoria estabelece uma relação sólida entre a empresa-cliente e a imprensa, com o objetivo de conquistar coberturas jornalísticas favoráveis ao assessorado.

Em três posts, vamos explicar um pouco mais sobre a jornada de divulgação de notícias e as ferramentas utilizadas pela assessoria de imprensa.

O olhar jornalístico

Esta não é bem uma ferramenta, mas é pré-requisito indispensável. Às vezes, o assessorado tem práticas inovadoras, um produto superbacana no portfólio ou um colaborador de trajetória profissional fora do comum, mas estes fatores de grande interesse ficam perdidos em meio à rotina de trabalho.

É aí que entra o olhar jornalístico do assessor, capaz de identificar estes elementos que podem despertar o interesse da imprensa. Geralmente, o assessor é formado em jornalismo ou em relações públicas, conhece bem a dinâmica da imprensa e tem o olhar jornalístico adequado para identificar práticas notáveis e informá-las da forma correta aos jornalistas.

O movimento contrário, que parte dos noticiários em direção ao assessorado, também acontece, e muitas vezes a assessoria se inspira em pautas existentes para sugerir uma nova abordagem ou outro viés sobre um mesmo tema. Mais uma vez, o olhar jornalístico é essencial para perceber o que pode ou não ser encontrado nas práticas do assessorado.

Planejamento estratégico

O trabalho de assessoria de imprensa é guiado pelo planejamento estratégico de comunicação. Ele define aspectos como:

  • Principais temas a serem trabalhados
  • Oportunidades de divulgação
  • Veículos-alvo
  • Editorias de interesse
  • Porta-vozes da empresa
  • Calendário de pautas sazonais

Produzir este documento não é tarefa simples. É preciso fazer uma profunda imersão no negócio do cliente, em que são estudados seus produtos e serviços, identidade corporativa, pontos fortes e fracos, mercado, concorrentes… Tudo isso sob um olhar jornalístico (de novo ele!) e voltado para a imprensa.

No próximo post, vamos falar sobre mais duas ferramentas importantes para o assessor de imprensa: mailings e releases.

Quer falar sobre assessoria de imprensa com a gente? Nós adoramos esse assunto! Mande um e-mail para a Nuage. ☁️

 

Voltar para o blog Nuage Comunica